Há 5 sinais que você precisa tomar cuidado ao escolher um profissional que diz tratar de pessoas com ansiedade.
Não importa se o profissional é um psicólogo, um psiquiatra, um psicanalista ou um terapeuta de qualquer abordagem. Se ele(a) apresentar um ou mais sinais abaixo, fique alerta!
1. Rotula você como ansioso(a).
Não existem pessoas ansiosas. Esta é uma generalização e um rótulo que limita a percepção do profissional e da própria pessoa sobre si mesma. A pessoa pode viver momentos de ansiedade, mas ela não é de fato ansiosa.
2. Ansiedade é uma doença!
Existem transtornos de ansiedade criados pela medicina a partir de certos sintomas. Entretanto, a ansiedade em si é um sentimento natural à todos nós. O problema é que algumas pessoas não sabem lidar com ela de forma saudável. Não há nenhum exame biológico que confirme que a ansiedade é uma doença.
3. Uso de palavras como combater, eliminar e acabar com a ansiedade.
Ao usar tais palavras, se classifica a ansiedade como algo ruim e negativo. Esse tipo de abordagem cria mais tensão e estresse no tratamento da ansiedade.
4. Uso de promessas milagrosas.
O sofrimento com a ansiedade não acaba da noite para o dia. Cuidado com promessas, técnicas e medicamentos que dizem acabar com a ansiedade em pouco tempo. O que realmente funciona para lidar com o sofrimento é o desenvolvimento da maturidade mental e emocional.
5. Diz utilizar somente técnicas baseadas em evidências científicas.
O cérebro ainda é um grande mistério para a ciência. Os cientistas não conseguem nem mesmo entrar em consenso quanto os benefícios ou malefícios do ovo, image então quando o assunto é um tema tão subjetivo como a ansiedade.